Calendário de Eventos Membros
Página Sifu Restrito Membros AWCA Calendário de Eventos Florentino Mídia (Livro) Livro do Sifu Florentino Galeria de Fotos

AWCA em Crescimento e Expansão     

AWCA tem crescimento expressivo nos últimos meses


O segmento das artes marciais tem apresentado grande crescimento nos últimos anos e recebido apoio e patrocínio de várias empresas, nacionais, internacionais e mesmo de outros setores, como o governamental, sendo que, neste cenário, surge o trabalho da Associação Wing Chun Aplicado (AWCA), que vem investindo seu potencial de grupo organizado para levar  a arte do Wing Chun aos quatro cantos do Brasil e a todos os níveis sociais.

Secretário de Esportes de São Paulo, Sr. Celso Janete (em azul), ao lado do mestre Florentino (ao centro),

juntos aos dirigentes e parte da equipe dos participantes no TORNEIO INTERNO AWCA

Ultima turma de formandos no INTERNATO CHINÊS para o aprendizado do sistema Wing Chun Aplicado

Esse crescimento, porém, só tem sido possível devido ao Diretor Presidente da AWCA,  mestre Marcelo Florentino se mostrar cada vez mais aberto a visão de “todos  terem acesso ao Wing Chun Aplicado”, o que ajuda os seus representantes a explorarem ao máximo, o potencial desta incrível arte de lutar.


O desejo crescente em se aprender e treinar o sistema Wing Chun (após a explosão de filmes de Yip Man) tem mantido os preços das mensalidade elevadas, o que não só vem enriquecendo a muitos professores, como também, dificultando os menos afortunados a praticarem a arte.


Estimulando vários praticantes a buscarem o profissionalismo pelo quesito “rentabilidade”, é cada vez mais evidente o número de pessoas, em especial, lutadores de Kung Fu,  montarem escolas para lecionar o Wing Chun. Esse cenário tem, também, estimulado outros que se quer chegaram a treinar com um mestre de verdade (ou treinaram com um profissional pouco qualificado), abrirem locais para o ensino do que eles chamam de “Wing Chun”, que em verdade, somente denigre a arte, com uma avalanche de academias pouco qualificadas ao ensino.

Mestre Florentino lecionando

Diversos fatores têm levado a AWCA ao crescimento expressivo de suas escolas, dentre elas, a profissionalização de seus instrutores por meio da formação pedagógica, da qual, mestre Florentino, como Pedagogo, aplica lições importantes do ensino pedagógico ao lecionar em seus cursos para formação de representantes.  Conseqüentemente, estes instrutores formados, passam a transmitir em seus ensinamentos, técnicas de luta com base pedagógica, tornando-os cada vez mais qualificados ao ensino.

Sem dúvida, o momento traz enormes oportunidades para pessoas interessadas em aprender o sistema Wing Chun de uma fonte segura, e com profissionais altamente qualificados. A exemplo disso foi a visita do Secretário de Esportes de São Paulo, Sr. Celso Janete ao evento da AWCA realizado em S.Miguel Pta, onde, alem de prestigiar o evento, palestrou sobre a importância de se valorizar a arte marcial como esporte, principalmente, parabenizando o mestre Florentino pelo excelente trabalho filantrópico realizado junto aos CDCs e casas de cultura de São Paulo, favorecendo assim, um público carente e muitas vezes, esquecido.

A AWCA está trabalhando e evoluindo a passos largos no sentido de levar o conhecimento do Wing Chun Aplicado à mais pessoas, cada vez mais distantes. As perspectivas são extremamente positivas, numa combinação de profissionais mais qualificados e preços de mensalidades mais acessíveis, tanto que para o próximo ano, é esperado que o número de suas escolas ultrapasse a meta das 30 unidades, espalhadas pelo Brasil.

Sr. Celso Janete (Secretário de Esportes de São Paulo), ao lado do Mestre Florentino (Presidente AWCA)

Giuliano Dias

Diretor Técnico da Associação WC Aplicado

Ricardo Watanabe

Diretor Financeiro da Associação WC Aplicado